Segue em anexo uma sequência didática para o ensino fundamental da EJA (Contendo o passo a passo de aulas). Vale à pena conferir. Bom trabalho!
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pratica-leitura-eja-repertorio-literario-511982.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/agenda-telefonica-turma-eja-515524.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-pelo-aluno-aprender-ler-eja-515557.shtml
Projeto: “Ética e cidadania”
Público alvo: Alfa e pós
Duração: 120 dias
Período: Agosto a novembro de 2002
Educadoras: Shirlei e Giselma
Temas a serem trabalhados:
Ø Boas maneiras ( convivência )
Ø Direitos humanos ( repúdio à
discriminação de qualquer tipo )
Ø Direitos e deveres ( nos diferentes
grupos sociais, inclusive na escola )
Ø A importância do voto ( o não ser
analfabeto político )
Ø Valores humanos ( o amor, a paz, a
família, a não – violência, ... )
Ø Cidadania: sonho ou realidade?
Justificativa: Este projeto possibilitará, a partir de leituras
informativas, atividades diversificadas, debates em sala de aula, o exercício
da cidadania para a auto – análise, consciência de seu valor, responsabilidade,
justiça, igualdade, fraternidade, liberdade, ... contribuindo assim, na
construção e ampliação da democracia no Brasil.
Objetivos:
Ø Conceituar o que é ser cidadão e o que
é cidadania;
Ø Desenvolver a condição de cidadãos a
quem até então era excluído;
Ø Permitir a discussão sobre valores;
Ø Conscientizá - los sobre a importância
de saber votar;
Ø Adquirir boas maneiras para melhor
convivência com o próximo e com o mundo que o rodeia.
Desenvolvimento:
Ø Conversas informais sobre os temas;
Ø Leituras: informativa e de reflexão;
Ø Produção de texto;
Ø Gráficos;
Ø Caça – palavras/Cruzadinhas;
Ø Jogos dos temas;
Ø Ficha de auto – avaliação;
Ø Recorte de jornais e revistas;
Ø Vídeo: Inteligência artificial;
Ø Cartas;
Ø Jornal;
Ø Rótulos;
Ø Bazar.
Avaliação: Será progressiva e diária. O aluno será observado quanto a
seus avanços e dificuldades para prováveis interferências do professor. Para
tanto, seria importante o registro de atividades relevantes.
Expectativas : mudança na postura dos alunos, tornando-os capazes de
atuar nas constantes mudanças do cotidiano para atender as emergências da
sociedade.
Obs.: O conteúdo a ser desenvolvido neste projeto, será integrado
com todas as áreas de conhecimento.