MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESCOLA: EMEIF Vicente Fialho
SER: IV
TITULO: Concurso Literário
AREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tipos e Gêneros Textuais (poesia, narração, fábula, carta, conto, dissertação e descrição), pontuação, acentuação, aspectos gramaticais e ortografia.
EDUCADORA: Antônia Noélia Pontes
PÚBLICO ALVO: Alunos da EJA III
PERÍODO: Ano letivo de 2011
1. INTRODUÇÃO
Um dos fatores que alicerçaram a formulação do Concurso Literário foi a minha trajetória como docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrando aulas na rede municipal de ensino da Prefeitura de Fortaleza-Ceará, há 09 (nove) anos.
O objetivo deste concurso teve como eixo central promover o letramento dos discentes através de atividades que desenvolvessem a leitura fluente, bem como a escrita de textos, com uma grande diversidade de gêneros e tipos textuais apresentados aos alunos.
Enfim, os alunos sentiram-se partícipes do processo de ensino-aprendizagem, visto que essa proposta priorizou a relação dialógica e amorosa, que deverá ser mantida entre professor x aluno e aluno x aluno, bem como valorizou seus conhecimentos prévios e a participação de todos nas diversas atividades realizadas na sala de aula e na escola. Tendo em vista que a pedagogia freiriana percebe o aluno não como uma tábula rasa, onde o professor vai depositando conhecimentos, mas que a educação precisava ser dialógica, com o aluno participando ativamente de todo o processo educativo.
Essa metodologia foi pensada e estruturada a partir de atividades fundamentadas nos quatro aspectos da disciplina de Língua Portuguesa, quais sejam: oralidade, leitura, escrita e aspectos gramaticais, com prioridade na modalidade escrita. Sendo assim, essa proposta pode ser aplicada por qualquer educador comprometido com seus alunos, tendo por objetivo maior o letramento dos mesmos.
2. OBJETIVOS
· Formar bons leitores e produtores de textos, através da linguagem oral, visando à participação dos alunos nos diálogos propostos;
· Desenvolver a proficiência da leitura de diversos gêneros e tipologias textuais;
· Ler e interpretar os diversos tipos e gêneros textuais para ampliar a produção escrita.
3. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS OU FASES
Na investigação temática, etapa em que se busca o universo vocabular do aluno, as palavras e temas centrais de sua biografia foi uma etapa em que passamos a identificar os tipos de histórias que eles mais gostavam de ler e ouvir. Nesta etapa da investigação, em que são levantados temas relacionados com a vida cotidiana dos educandos e do grupo social ao qual eles pertencem, foram selecionados os diversos tipos e gêneros textuais e assim ampliar o conhecimento que eles trazem do cotidiano. A descoberta das preferências e textos conhecidos por eles foram coletados através de conversas informais, sentindo suas preocupações e captando elementos de sua cultura.
Na tematização, foram feitos estudos e discussões de textos com os temas levantados buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. Para enfim, produzirem novos textos, elaborados em grupo, em dupla e/ou individualmente, não esquecendo de relacioná-los com os que foram inicialmente levantados. Nesta fase é que foram dados mais subsídios para a leitura e a escrita de textos.
Na problematização, os educandos buscam superar uma primeira visão “mágica” por uma visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido. A realidade é experimentada de forma crítica e aqui existe a possibilidade de produção de sua própria experiência de forma individual ou em grupo para a superação de seu conhecimento anterior. Fizemos assim um concurso, onde todos participaram ativamente exercitando a escrita de diferentes textos e gêneros (poesia, narração, fábula, carta, descrição, dissertação e conto), nesse concurso literário foi dada a oportunidade aos alunos de expressarem temas sobre cultura, política e sociedade mostrando seus potenciais de produção escrita, partindo de suas vivências e por vezes com suas opiniões e reivindicações.
4. RECURSOS UTILIZADOS
ü Recursos audiovisuais disponíveis na escola (TV/DVD/DATA SHOW);
ü Utilização da biblioteca;
ü Sites da internet;
ü Livros e Textos.
5. AVALIAÇÃO
O medo do aluno de ser avaliado não existiu. O mesmo se sentiu ativo e não precisou de cola. Professor e aluno em diálogo permanente, colocando no papel o que refletiam e sentiam, exercitando a cidadania e a criticidade, foram aprendendo a ler, lendo e a escrever, escrevendo.
6. ANEXOS
ANEXO I
PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES MENSAIS
MÊS | CONTEÚDO |
Abril | Diagnóstico de leitura e escrita (realizar constantemente); Preparação do Varal de Textos; Elaboração do contrato didático pelos alunos (orientação do professor); Leitura de textos que ajudem a melhorar a auto-estima dos alunos; Ditados de palavras (conforme modelo citado no concurso literário); Produção de texto: Narração. |
Maio | Leitura de poesias; Estrutura da poesia; Separação de sílabas e classificação quanto ao número de sílabas; Ortografia: e ou i final; o ou u final; m antes de p e b; Produção de texto: Narração . |
Junho | Pontuação (tipos de frase); Substantivos: classificação, flexão de gênero, número e grau; Produção de frases, destacando a classificação dos substantivos; Produção de texto: Poesia. |
Agosto | Leitura de fábulas; classes gramaticais (pronomes pessoais retos e verbos); Produção de frases e pontuação (. , ? ! ) Produção de texto: Fábula. |
Setembro | Leitura de textos ligados à tradição junina cearense; Artigos e Adjetivos; classificação e uso nas frases; Produção de texto: Carta. |
Outubro | Artigos : classificação e uso nas frases; Análise morfológica dos substantivos, pronomes, artigos, adjetivos e verbos; Produção de texto: Descrição. |
Novembro | Análise sintática ( sujeito e predicado); Relação entre os verbos e os nomes; Ortografia : o ou u; x com som de ch, s, z e cs. Produção de texto: Dissertação. |
Dezembro | Frase nominal e verbal; oração; sujeito e predicado; Acentuação gráfica: monossílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; Produção de texto: Conto. |
Janeiro | Produção de frases com as classes gramaticais estudadas, observando a concordância entre o verbo e o nome; Ortografia: rr ou r; ss ou s; sufixos EZA e OSO; Revisão dos textos para o livro. |
Fevereiro | Análise morfológica das classes gramaticais estudadas ao longo do ano letivo; Análise sintática: sujeito simples, oculto e composto e Predicado; Noite de autógrafos para entrega dos livros. |
OBS: Os aspectos gramaticais deverão ser trabalhados de forma contextualizada.
METODOLOGIAS
Aulas expositivas, valorizando sempre os conhecimentos prévios dos alunos; leitura silenciosa e em voz, individual e compartilhada; atividades de escrita: correio; produção de frases com recortes de palavras em revistas; produções escritas de textos; jogo de mímica dos verbos; exercícios de fixação dos conteúdos; cinema em classe; utilização da biblioteca e dos recursos audiovisuais disponíveis na escola.
BIBLIOGRAFIA
Livro didático;
Projeto releituras, com todos os escritores brasileiros, e outros sites na Internet;
Revista Nova Escola e jornais de grande circulação em Fortaleza;
Textos produzidos pela educadora e pelos alunos;
Livro de fábulas de Esopo, produzido por Monteiro Lobato;
Livros do FNDE, coleção com poesia, novela, clássico universal e textos de tradição popular;
Bíblia de Jerusalém;
Livros: As mais belas parábolas de todos os tempos, volumes I e II, de Alexandre Rangel;
Livro: Alguém já disse que te ama hoje? De Albigenor Militão;
Livro: Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Cury;
Livro: Pedagogia do amor, de Gabriel Chalita;
Livros de Padre Léo: Cure seu coração, Cura interior e Seja feliz a cada dia.
ANEXO II
PROPOSTA DE DITADO
COMO ESCREVO | CÓDIGO DE CORREÇÃO (a legenda será combinada entre professor e alunos) | COMO É A GRAFIA CORRETA | CONCLUSÕES (regras ortográficas) |
01. | | | |
02. | | | |
03. | | | |
04. | | | |
05. | | | |
06. | | | |
07. | | | |
08. | | | |
09. | | | |
10. | | | |